A Secretaria Regional do Mar e das Pescas faz saber que o regime de gestão das quotas de Goraz e de Beryxs aplicado resultou num incremento substancial dos rendimentos de todo o setor, representando um aumento do valor global de venda em lota destas espécies de mais de um milhão de euros, em comparação com o período homólogo de 2021.
No período compreendido entre 1 de janeiro e 15 de junho de 2022, nos Açores, foram descarregadas e comercializados em lota cerca de 251 toneladas da espécie goraz, representando um aumento de venda em lota de cerca de 720 mil euros em comparação com o período homólogo do ano anterior, refletindo um incremento do seu preço médio em cerca de 15%.
Relativamente às descargas de Beryxs spp., verifica-se que apesar da percentagem total da quota consumida ser muito semelhante, os rendimentos foram muito superiores, sobretudo pelo facto de ter sido capturado mais Imperador do que Alfonsim.
Deste modo, o volume de descargas destas espécies realizadas em lota de 1 de janeiro a 15 de junho foi de mais de 77 toneladas, o que representa um aumento de venda em lota de cerca de 435 mil euros.
Gacs/RP