O Património Subaquático dos Açores foi distinguido pela Comissão Europeia com a Marca do Património Europeu numa cerimónia realizada em Bruxelas.
De acordo com a Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, o prémio da Comissão Europeia destina-se a “manifestações culturais e sítios de elevado interesse na área do património cultural, que conjuguem a herança histórica, arqueológica e imaterial da identidade europeia”.
Sofia Ribeiro explica que esta é “a distinção de maior relevo, a nível europeu, no âmbito do património cultural, pretendendo aumentar o sentimento de pertença à União Europeia”.
Os Açores foram notificados em 2019 com esta distinção, contudo, devido à pandemia, a cerimónia de entrega dos prémios foi adiada para este ano, tendo sido premiados também os lugares distinguidos em 2021”.
A par da distinção dada aos Açores em 2019, foram também premiados espaços em França, Itália, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Hungria, Republica Checa, Polónia e Eslovénia.
A Marca do Património Europeu já distinguiu 60 sítios da União Europeia. Portugal é distinguido agora pela quarta vez.
Gacs/RP