O Presidente do Governo esteve na Lota de Ponta Delgada, onde tomou contacto com as novidades tecnológicas da Lotaçor, nomeadamente o sistema eletrónico de venda de pescado, vincando que a empresa é um “exemplo internacional” nesta área.
Para o José Manuel Bolieiro, é necessário promover na economia azul um “desenvolvimento sustentável”, assente “não na quantidade, mas na qualidade e na excelência” e no “aumento do valor acrescentando”, o que irá permitir um “rendimento justo” a toda a fileira, sempre com a promoção do “objetivo de preservação” da biodiversidade.
O Presidente do Governo deixou também palavras de “estímulo, satisfação e reconhecimento” aos trabalhadores da empresa, asseverando que o “conhecimento informado” dos métodos de trabalho é gerador de “confiança” no “estado da arte”.
A Lotaçor é a maior empresa da pesca dos Açores e uma das maiores empresas da economia do mar, estando representada em cerca de 50 freguesias piscatórias, nas 9 ilhas dos Açores.
A empresa tem 41 anos de história e uma equipa de 200 trabalhadores, espalhados por diferentes unidades de negócio, tais como: lotas, postos de recolha, entrepostos frigoríficos e portos de pesca, e afetos a diferentes áreas de negócio: primeira venda de pescado, venda de gelo, congelação e armazenagem de congelados e prestação de serviços nos núcleos e portos de pesca.
Gacs/RP