Os deputados da coligação querem melhorar o aproveitamento e a gestão dos recursos hídrico no Pico, e apresentaram uma iniciativa legislativa que pretende avaliar o aproveitamento da água da Lagoa do Paul, nas Lajes do Pico.
Em conferência de imprensa, os deputados da coligação deram a conhecer a proposta que visa “avaliar a gestão e o aproveitamento dos recursos hídricos do Pico, considerando as fragilidades motivadas pela exploração por perfuração e a sobre-exploração, que resultam em ocorrências de intrusão salina, prejudicando em muito a qualidade da água”.
PSD, CDS-PP e PPM defendem “uma reflexão rigorosa dos custos energéticos envolvidos na captação e na distribuição de água para a população, assim como para as diversas atividades económicas, tanto nos serviços como na agropecuária.
Para os deputados, é também necessário que o Governo crie “um Grupo de Trabalho, para avaliar potenciais modelos de financiamento para estas novas realidades, que deve relatar a sua ação ao Parlamento, cabendo à tutela elaborar um Plano de Investimentos, tendo em conta as conclusões do estudo previsto e do próprio Grupo de Trabalho.
Recorde-se que esta é uma reivindicação antiga do município das Lajes do Pico, que em 2014 realizou também um estudo, em parceria com a EDA, para o aproveitamento hidráulico da Lagoa do Paul, em reserva de água às populações, lavoura e componente hidroelétrica.