O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) colocou o vulcão de Santa Bárbara, na Terceira, em alerta científico V2 (possível reativação do sistema), devido aos níveis de atividade microssísmica, mas “sem motivo para alarme”.
Em declarações feitas hoje à Lusa, o presidente do CIVISA, Rui Marques, explicou que “um dos parâmetros monitorizados – a sismicidade – está claramente acima dos valores normais para o sistema vulcânico”, embora não haja “reativação” do mesmo.
Existem sete níveis de alerta vulcânico, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”, de acordo com a página da internet do CIVISA.
Segundo Rui Marques, a decisão de colocar o vulcão de Santa Bárbara em nível de alerta científico V2 surge na sequência de “um incremento da atividade sísmica que se iniciou a 24 junho e que tem persistido”.
Desde então, foram registados “dois sismos sentidos”, adiantou à Lusa.
O presidente do CIVISA referiu que está a ser registada “uma média de 17 sismos por dia no vulcão de Santa Bárbara, nos últimos cinco dias”.
O responsável sublinhou que o CIVISA “continua a fazer monitorização dos sistemas vulcânicos ativos e, havendo alguma alteração, é logo comunicada ao Serviço Regional de Proteção Civil”.
Os Açores têm “18 sistemas vulcânicos ativos em terra”, acrescentou.
A ilha de São Jorge tem atualmente ativo um nível de alerta vulcânico V3 (sistema ativo sem iminência de erupção), na sequência da crise sismovulcânica registada desde 19 de março.
Fonte: AÇORES 9