Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Pico sublinharam que os Serviços Florestais “já requalificaram, cerca de 32 quilómetros de caminhos florestais e rurais, no primeiro semestre de 2022, naquela que é uma prioridade do Governo da Coligação, e que está a avançar em bom ritmo”.
Marco Costa e Carlos Freitas informam que está a terminar a intervenção no Caminho Rural da Lomba de São Mateus, iniciando-se no Caminho Rural da Santa.
Os serviços competentes também regularizaram o Caminho Rural do Alto do Barreiro, neste caso um trabalho com o apoio da Junta de Freguesia da Madalena no corte de bermas, e estão a regularizar o Caminho Rural da Serra no Norte”.
Os social-democratas reforçam que, “estão cerca de 32 quilómetros de caminhos requalificados, já este ano, sendo que o tempo de remendagem depende sempre do estado geral do caminho e de algumas avarias que possam surgir nos equipamentos utilizados naquele tipo de trabalhos”.
Para Marco Costa e Carlos Freitas, os caminhos rurais e florestais apresentam “uma enorme importância em termos ambientais, mas também ao nível da proteção civil, já que ligam áreas onde, por vezes, o acesso estava dificultado”, defendendo a necessidade constante manter essas vias limpas e em bom estado de conservação, sendo ainda que os caminhos florestais integram os perímetros florestais, enquanto os caminhos rurais proporcionam a circulação de animais, máquinas e viaturas agrícolas e florestais, tendo uma importância acrescida também ao nível do turismo facultando as ligações a áreas com considerável valor ecológico, paisagístico e ambiental”.