O Deputado da Iniciativa Liberal no Parlamento dos Açores, Nuno Barata, lamenta que “São Jorge, à semelhança de muitas outras ilhas, tenha sido abandonado, nomeadamente em relação aos investimentos públicos nas áreas da saúde e proteção civil”, advertindo para “a necessidade de mudança nas políticas”, sob pena de “continuar a alcançar apenas os maus resultados do passado”.
No final de uma visita de cinco dias à ilha, o parlamentar liberal, em declarações aos jornalistas, apontou falhas nas áreas da saúde, proteção civil e da educação, elogiou a resiliência dos empresários locais, identificou os problemas na fileira da agricultura, detetou falhas na fiscalização das pescas e verificou no terreno problemas ambientais na Fajã de Santo Cristo.
Para tentar inverter o atual estado de situação, Nuno Barata frisa que é preciso introduzir medidas que possam mudar as políticas na Região, para termos resultados diferentes.
Se mantivermos as políticas do passado, a forma de fazer do passado, os resultados serão os mesmos e são os que conhecemos: uma economia deprimida, uma população a envelhecer, níveis de apoio social quase incomportáveis para o Orçamento Regional, um Serviço Regional de Saúde a colapsar por falta de financiamento e isso não pode continuar”.
Nuno Barata revelou que “à semelhança de outras visitas de trabalho realizadas a outras ilhas, está a preparar uma sessão de perguntas ao Governo Regional para esclarecer todas estas questões.