A iniciativa “Construir o Futuro - Que Açores Queremos?”, um espaço de diálogo e debate promovido pelo PS/Açores, decorreu sexta-feira na ilha do Pico.
No encontro, que teve lugar no concelho das Lajes, Vasco Cordeiro começou por apresentar as razões que tornam essencial essa reflexão sobre o futuro dos Açores, elencando os principais desafios que se apresentam à nossa Região e apresentando algumas propostas de intervenção.
A atual conjuntura de dificuldades para as famílias e as empresas é um exemplo do desafio mais imediato que os Açores enfrentam.
Para lhe fazer face, para além das medidas positivas que o Governo da República aprovou, o Governo Regional não pode continuar refugiado na sua inércia e na sua passividade.
Há uma necessidade evidente de tomar medidas e há receitas inesperadas que estão a entrar nos cofres do Governo Regional. Só no IVA, e por causa da inflação, o que se estima é que o Governo Regional tenha mais cerca de 50 milhões de euros.
A posição do PS é que esse dinheiro que as famílias e as empresas pagaram através dos seus impostos, deve ser-lhes devolvido, em medidas de apoio.
Miguel Costa, Secretário Coordenador de Ilha do PS, defendeu a necessidade de mobilização e de concentração de esforços de todos os militantes e simpatizantes do PS/Açores pelo futuro que queremos para a nossa Região, salientando que a governação do Partido Socialista faz a diferença.
Já Ana Brum, presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico referiu que a iniciativa do PS/Açores nos transporta para problemas estruturais que continuam a agravar-se, e defende a cooperação entre o governo regional e o poder local para o desenvolvimento da nossa terra.
PS/RP