Tiago Lopes manifestou a “preocupação do PS/Açores com a falta de médicos de família e atrasos nas consultas de medicina familiar” na Região.
O deputado socialista salientou que este é “um Governo de muita parra e pouca ou nenhuma uva”, referindo-se aos concursos desertos para a contratação e fixação de médicos, “sendo incapaz de fazer mais e melhor pelo Serviço Regional de Saúde, como tanto apregoava”.
“É com manifesta preocupação que verificamos que o Governo Regional se prepara para realizar mais um corte de verbas para o investimento na capacitação do sistema de saúde”, num momento de grande expectativa e esperança para utentes e profissionais de saúde, na sequência da crise pandémica provocada pela COVID-19.
Tiago Lopes chamou a atenção para o “impacto destes cortes sobre a recuperação e retoma da atividade assistencial”, e também sobre o “reforço da capacidade instalada”, realçando que eliminar por completo verbas para estas duas áreas essenciais revela uma “falta de visão e de perceção da realidade vivida no Serviço Regional de Saúde”.
“Num momento em que os governos aumentam o investimento público na capacitação dos seus sistemas de saúde, aprendendo a lição dada pela Pandemia, o Governo dos Açores retrocede, não cumpre e condiciona o futuro da Saúde na Região”, concluiu o deputado Tiago Lopes.
PS/RP