Virgílio Gomes e Ercília Machado vencem a oitava edição do Azores Trail Run que decorreu no passado fim de semana nas ilhas do triângulo.
Com cerca de 160 participantes de 17 nacionalidades inscritos na prova, as dores de cabeça começaram ainda antes do evento com voos cancelados e atletas com os nervos em franja a tentar chegar à linha de partida.
Na sexta-feira, dia 21, a comitiva rumou ao Pico para os 27 km da etapa “Da Vinha à Montanha. Os mais rápidos conseguiram subir ao Pico, todavia, com a rápida degradação das condições meteorológicas, a organização viu-se obrigada a suspender a subida.
Nesse mesmo dia, chegou a notícia que ninguém queria ouvir: o cancelamento da etapa de São Jorge, devido à forte ondulação, que fez com que a transportadora marítima cancelasse a ligação de barco.
Com um dia de pausa, os atletas apresentaram-se no domingo no “Trail dos Vulcões” no Faial, numa manhã marcada por chuva e vento.
Ainda assim, foram 114 os atletas a arrecadar a medalha “finisher”, nesta edição que fica para a história como uma das mais desafiantes de sempre.
Na classificação, Virgílio Gomes, da equipa CPA Trail Team foi o mais rápido seguindo-se Fernando Santos, Vikings Trail running e Paulo Castro do Clube EFACEC.
Em femininos, Ercília Machado, foi a mais rápida, seguindo-se Kristina Kucar, da Eslovénia e em terceiro Rebeca Branco, da equipa Trail do Texugo.
Mário Leal coordenador do Azores Trail Run® destaca a importancia deste evento pela forma como os participantes podem viver a verdadeira experiência arquipelágica - viajar entre as ilhas, conviver entre si, provar a nossa gastronomia, desfrutar das nossas paisagens e visitar os nossos locais de interesse.
AZORES TRAIL RUN/RP