O Governo dos Açores, através das direções regionais das Comunidades e dos Assuntos Culturais, promove duas conferências sobre a presença açoriana no sul do Brasil. Estas realizam-se hoje na ilha do Pico, e amanhã em São Jorge, com início marcado para as 20h30. Este evento é realizado em prol das comemorações dos 275 anos da presença açoriana em Santa Catarina e dos 270 anos da presença açoriana no Rio Grande do Sul.
Com o objetivo dar a conhecer o legado açoriano no sul do Brasil, estas conferências pretendem aprofundar o conhecimento sobre o fenómeno migratório dos açorianos para estes estados, sendo o Brasil o primeiro grande destino da emigração açoriana. Atualmente ambos os estados apresentam, no seu quotidiano e nas suas gentes, um forte legado e presença açoriana, influência que se reflete na cultura, gastronomia, arquitetura ou religião.
Na ilha do Pico o evento acontece no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico e em São Jorge será o Museu Francisco Lacerda, na Calheta, a receber a iniciativa. Têm entrada livre a todos os interessados.