O Secretário Regional da Saúde e Desporto, diz que o Executivo quer continuar a contratar mais profissionais para o setor, tendo a região mais 62 médicos, 108 enfermeiros e 23 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica desde que tomou posse.
Clélio Meneses vincou que o Governo dos Açores, propõe a valorização dos profissionais de Saúde com um aumento de 100% relativamente à formação em saúde, “com a mesma determinação” com que será prosseguida a “concretização dos processos de regularização e atualização de carreiras e remunerações de profissionais de Saúde”.
O Secretário Regional anunciou ainda que será continuado o trabalho para reduzir as listas e os tempos de espera para acesso a cuidados de saúde. “Os açorianos das ilhas sem hospital terão mais consultas e exames sem terem de se deslocar da sua terra" acrescentou.
Em relação às “obras, há muito esperadas" afirmou que estão confiantes em relação ao Centro de Saúde das Lajes do Pico e que o problema do Centro de Saúde das Velas está resolvido e as obras estão em fase final.
Sobre o Hospital da Horta, Clélio Meneses assume investimentos "na aquisição de equipamentos que modernizarão e agilizarão as respostas em saúde" e, quanto à proteção dos indivíduos "avançará com a renovação da frota de veículos de emergência e de viaturas pesadas, “no sentido de substituir algumas com mais de 20 anos de utilização”.
O Secretário Regional falava na Assembleia Legislativa Regional, na Horta, a propósito do debate do Plano e Orçamento para 2023.
GACS/RP