Ruben Coelho, com 292 espécies de aves avistadas na Região dos Açores, registadas na plataforma ebird da Universidade de Cornell, nos EUA, é o maior observador de aves da região. Nos passados dias, o birdwatcher Mestre de Gestão e Conservação da Natureza, pela Universidade dos Açores, apadrinhou o Azores Birdwatching Arts Festival, nas Lajes do Pico.
"A observação de aves nos Açores tem evoluído ao longo dos últimos anos, mas ainda é uma atividade com enorme potencial e que poderá ser ainda mais explorada futuramente," disse Ruben Coelho no comunicado divulgado pela autarquia lajense, "tal como o Azores Birdwatching Arts Festival, que é uma aposta forte e já um evento de referência nos Açores com muito potencial para crescer."
Através de ações de campo e intervenções nas escolas, Ruben Coelho partilhou os seus conhecimentos com o intuito de incentivar os mais novos à arte de observar aves. "Porque o futuro já começa hoje, eu tenho a certeza de que a aposta na educação ambiental e artística, nas escolas, que é realizada atualmente durante o festival, darão bons frutos futuramente," acrescentou Ruben Coelho, que já fez primeiros registos de aves avistadas, não só para a região, mas para Portugal.
Recorde-se que, para Ana Brum, Presidente da Autarquia das Lajes, esta prática pode ser bem explorada e, com o devido cuidado na salvaguarda ambiental, poderá abalar a economia turística, quebrando a as receitas do setor durante a época baixa.”