O Secretário Regional do Mar e das Pescas, enalteceu a decisão do Conselho de Agricultura e Pescas da União Europeia em manter, para 2023, a quota do goraz para os mares dos Açores, no âmbito da discussão das possibilidades de pesca para o próximo ano.
Esta temática esteve em debate numa audiência que teve lugar em outubro com o Comissário Europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas. Para Manuel São João, esta “é uma boa notícia para os Açores e para o setor (…) recordando que em cima da mesa estava uma proposta que implicava uma redução de 22% para aquela espécie.
“É preciso reforçar que, no âmbito das negociações levadas a efeito, assumimos o compromisso de remeter à Comissão Europeia, no primeiro semestre de 2023, informação que possa sustentar a nossa pretensão de não perdermos quota em 2024. Já o tínhamos feito e voltamos a insistir nos últimos meses junto do Governo da República e das demais entidades”, frisou o governante.
Na altura, o Secretário Regional do Mar e das Pescas alertou para a especificidade dos Açores em matéria de quotas e para o impacto socioeconómico de uma eventual redução dos totais admissíveis de captura.
“Junto do Comissário Europeu manifestámos aquelas que são as nossas preocupações atuais e futuras, sobretudo no que respeita ao regulamento de quotas e obtivemos abertura e apoio para a realização de um trabalho conjunto para que os interesses dos Açores, em particular, sejam salvaguardados”, referiu o secretário Regional do Mar e das Pescas em outubro.
GACS/RP