Encontra-se a decorrer uma consulta pública das águas balneares costeiras a identificar para 2023 em todas as ilhas. Para a próxima época balnear foi proposta a identificação de 88 águas balneares, mais duas do que neste ano, uma delas no Pico, no Caminho de Baixo, na freguesia das Ribeiras, no concelho das Lajes do Pico.
Este procedimento tem como objetivo garantir que anualmente são identificadas as águas balneares com qualidade para a prática de banhos de mar, em salvaguarda da saúde pública.
A consulta pública permite a participação do público, sendo o momento oportuno para qualquer pessoa ou entidade interessada enviar os seus comentários e sugestões, ao nível das condições de usufruto das águas balneares, de segurança dos banhistas e de sustentabilidade dos sistemas naturais.
Após a avaliação técnica de todos os contributos, a lista das águas balneares costeiras identificadas para o ano 2023 será aprovada e publicada no Jornal Oficial da Região.
Ao longo da época balnear será implementado um programa de monitorização da qualidade das águas balneares, no qual são recolhidas amostras, verificada a sua conformidade para a prática de banhos de mar e decididas as medidas que devem ser tomadas em caso de poluição microbiológica.
GACS/RP