Foi apresentado na sexta-feira o livro Etnografia, Cultura e Tradições – Pico Açores, abordando diversas temáticas como a construção naval, falares populares, a baleação, a cultura da vinha, histórias da terra e do mar, a matança do porco, entre outros..
O projeto da responsabilidade da Universidade + Sénior da Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico teve início em 2021 e foi desenvolvida pela disciplina de Etnografia e Tradições daquela escola, tal como explicou Manuela Pereira provedora da Santa Casa.
José Carlos Garcia, formador da disciplina de Etnografia disse que a obra é uma interpretação da cultura da ilha do Pico e salienta a importância destas obras que podem servir de base para outros trabalhos.
Luís Filipe Silva, presidente da autarquia de São Roque reconhece que os alunos da universidade são um exemplo para muitos e um incentivo para os mais novos para continuarem a aprender.
Judite Simas, em representação do Governo Regional, recordou o papel da universidade sénior que passa por promover a atividade ao longo da vida e aumentar a inclusão, sendo a Universidade de São Roque um bom exemplo.
A obra foi apresentada pela professora Rosa Vieira e no dia de lançamento teve um custo de 15 euros.