O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas apresentou esta semana o Relatório do Estado das Ribeiras dos Açores (RERA) de 2022.
Alonso Miguel começou por referir que “a rede hidrográfica do arquipélago é extensa, abrangendo cerca de 7.000 quilómetros, distribuídos por mais de 700 bacias hidrográficas, não sendo, por isso, possível, intervir em toda a extensão da rede hidrográfica em simultâneo”.
O Secretário Regional destacou que no Plano de Investimentos da região para 2023, para além das verbas destinadas à construção de infraestruturas e de requalificação da rede hidrográfica, que representam um investimento superior a 1 milhão de euros, “está também prevista uma verba de 800 mil euros destinada aos trabalhos de monitorização e manutenção da rede hidrográfica”, a implementar de acordo com as prioridades definidas no RERA.
O governante referiu ainda que “no total, a avaliação realizada envolveu 228 bacias hidrográficas, abrangendo cerca de 560 quilómetros de extensão, sendo que a grande maioria dos registos, foram efectuados em São Miguel, Santa Maria, Terceira e Pico.
O responsável pela tutela realçou que “65,5% das ocorrências são de prioridade moderada, 28,2% carecem de intervenção urgente e 6,3% muito urgente, sendo que as situações muito urgentes se localizam nas ilhas do Faial, Pico e Santa Maria”.
Gacs/RP