A Câmara Municipal da Horta anunciou ontem que vai avançar com a demolição do Parque de Estacionamento da Rua de São João.
A decisão resultou da análise feita pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em relação à perda de rigidez do betão das lajes do Parque de Estacionamento.
Durante o processo foram apresentadas duas propostas, uma primeira que envolvia a demolição e reconstrução da laje do piso 1 e reforço estrutural da laje do piso 2, e dos pilares da estrutura; e a segunda a demolição e reconstrução das duas lajes do Parque de Estacionamento. Porém, face aos valores e as soluções apresentadas, o executivo camarário decidiu ordenar a demolição de ambas as lajes de forma a oferecer maior confiança e segurança aos faialenses que utilizem aquele espaço.
Carlos Ferreira afirmou que têm de ser assumidas as devidas responsabilidades e que a Câmara tomará todas as medidas para salvaguardar os interesses do Município e dos cidadãos, convocando todos os intervenientes neste processo para uma reunião com o intuito de verificar se há disponibilidade para a assunção de responsabilidades financeiras.
Quanto à imputação de responsabilidades pessoais, o Presidente da Autarquia declarou que remeterá todo o processo ao Ministério Público, para que a autoridade judiciária apure se há ou não responsabilidades a imputar.
Recorde-se que o Parque de Estacionamento da Rua de São João foi construído com financiamento comunitário e, apesar de ter ficado concluído, nunca chegou a abrir portas ao público devido ao abatimento das placas de betão, situação que levou o município a solicitar um parecer ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), para determinar que decisão deveria adotar.
CMH/RP