A ilha do Faial recebeu, nos dias 5, 6 e 7 de maio, o Ultra Blue Island by Azores Trail Run®.
Num ano particularmente desafiante devido às condições meteorológicas adversas, o evento contou com 35 nacionalidades, o que faz desta uma das edições mais internacionais de sempre.
No que diz respeito ao clima dos Açores, a única certeza é que não existem certezas nenhumas. Com nove edições concretizadas, a meteorologia deste ano brindou os atletas com chuva, lama, vento e nevoeiro obrigando a organização a alterar o percurso das provas de 65 e 42 km.
O evento arrancou na noite de sexta-feira, no Porto do Salão.
Realizado sempre fora da época alta, este evento desportivo pretende acrescentar valor ao turismo de natureza nos Açores é, para a esmagadora maioria dos seus participantes, um pretexto para conhecer o arquipélago. Segundo Mário Leal, coordenador do Azores Trail Run®, o objetivo da organização é, acima de tudo, criar uma experiência inesquecível para os atletas, que passa não apenas pela componente desportiva da prova, mas também pelo contacto com a natureza intacta da ilha, com a sua história e a sua cultura e com a hospitalidade das suas gentes.
O Ultra Blue Island by Azores Trail Run® contou com o patrocínio do Governo Regional dos Açores e com o apoio da Câmara Municipal da Horta.
Segue-se o Triangle Adventure, uma prova, que permite correr no triângulo em três dias consecutivos, entre os dias 27 e 29 de outubro de 2023. As inscrições já se encontram disponíveis.
ATR/RP