O deputado do PSD/Açores Marco Costa lembrou ontem os “erros técnicos”, da responsabilidade do anterior governo socialista, no projeto de recuperação do Porto do Calhau, na ilha do Pico, que “obrigaram à reprogramação da obra” naquela infraestrutura destruída pelo furacão Lorenzo em 2019.
Ao parlamentar social-democrata surpreende a “pouca memória do PS no processo iniciado pela governação socialista, marcado por más opções técnicas, que agora o Governo da Coligação está a corrigir.
Marco Costa relembra, “que, ainda antes do furacão Lorenzo, já se verificavam danos existentes na rampa do Porto do Calhau, e que a colocação de lajetas em mar aberto se revelou um erro, vindo estas a ser arrastadas em pouco tempo”.
Daí que o parlamentar social-democrata questione “as condições de adjudicação da obra pelo anterior governo, tendo em conta que estavam claras as poucas capacidades técnicas e a vocação do empreiteiro para obras marítimas”.
O deputado do PSD/Açores eleito pelo Pico esclarece que “o Governo da Coligação herdou a obra já a decorrer, com contratos assinados, e cujas alterações levaram a Região a incorrer em maiores responsabilidades financeiras”.
De acordo com Marco Costa, “o Governo Regional já se encontra a alterar o projeto inicial por forma a corrigir os erros detetados”.
PSD/RP