Decorre entre os próximos dias 22 e 30 de setembro a 4.ª edição do Lava - Festival Internacional de Jazz do Pico, cujo elenco conta com vários artistas nacionais e internacionais de renome.
O Lava é um festival itinerante que durante nove dias e acontecerá em vários espaços da ilha do Pico, como a adega Azores Wine Company, o Cella Bar, a Casa Âncora e a Tasca.
O principal destaque da edição deste ano vai para o Carlos Bica Quarteto, onde ao contrabaixista se juntam o saxofonista José Soares, o vibrafonista Eduardo Cardinho e o guitarrista Gonçalo Neto. Outro momento que se antevê especial é o concerto do projeto Vignette, com o pianista Daniel Bernardes, o violoncelista Filipe Quaresma e o acordeonista João Barradas.
Do cartaz constam também David Freitas Quintet, liderado pelo trompetista David Freitas, picaroto; a cantora brasileira Marília Schanuel; o cantor, compositor e artista multimédia Duane Forrest, oriundo de Toronto, que será acompanhado pelo baterista brasileiro Rogério Pitomba e pelo trompetista Diogo Duque e o Samba Jarda Clube, coletivo organizado por Marília Schanuel, Diogo Duque e Zezinho Gotelipe.
O festival contará ainda com a participação da Orquestra Juvenil da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, bem como de diversos músicos locais.
Uma novidade desta 4.ª edição do Lava é o Wine Tour, dedicado ao vinho do Pico e à sua rota, reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade. Os participantes terão ensejo de explorar a paisagem vinhateira e apreciar os afamados vinhos locais. O festival inclui igualmente uma importante componente de sensibilização ambiental, saúde e bem-estar, experiência viradas sobretudo para os mais jovens.
JAZZ.PT/RP