A Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores tem agora um novo coordenador. Manuel Costa Júnior, atual diretor do Museu do Pico, Silvia Sousa, técnica superior do Museu Carlos Machado e Sónia Moniz, representante da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) compõem a Comissão Executiva que vai exercer funções pelo período de três anos.
Na reunião da tomada de posse Manuel Costa Júnior agradeceu a nomeação, mas frisou que este deverá ser um trabalho conjunto: “Não tenho subordinados. (…) Faço questão de trabalhar de igual para igual, olhos nos olhos, com as duas colegas que integram comigo este projeto. Só assim aceito este grande desafio”, referiu.
Para além da nova coordenação, a RMCVA - Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores, conta com Francisco Maduro Dias (antigo coordenador) e Maria Manuel Velásquez que assumem a condição de consultores.
A Rede, assegurada pela Direção Regional dos Assuntos Culturais em matéria de cultura, é um sistema organizado, baseado na adesão voluntária, visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus com diversos objetivos, como a valorização do património móvel dos Açores como recurso identitário, cultural e tecnológico, a valorização e a qualificação da realidade museológica na Região Autónoma dos Açores, a cooperação institucional e a articulação entre museus, entre outros.
Atualmente a RMCVA integra 17 museus da região, 3 coleções visitáveis e tem atualmente 2 espaços museológicos em fase de integração: a Casa Museu Cunha da Silveira, em São Jorge e o Museu da Lagoa, na ilha de São Miguel.
DRAC/RP