Teve lugar esta semana, a apresentação do programa oficial da 46ª Edição da Semana do Mar, o maior festival náutico do país, cuja dimensão é estendida para os âmbitos desportivo, cultural e lúdico.
Para Presidente da Câmara, trata-se de “um evento alegre, multifacetado, e que quer em terra, quer no mar, projeta o Faial a nível regional, nacional e internacional”, referiu.
Nesta edição, são cabeças de cartaz do palco principal: FADOalado; Nuno Guerreiro acompanhado pelas Sociedade Filarmónica Unânime Praiense e Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela; Welcome Party; Mickael Carreira; About the 90’s; Bárbara Tinoco; Festival Internacional de Folclore; Syro; Pedro Abrunhosa; e a Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta.
Além do palco principal, o festival conta com 3 palcos temáticos designados por: Tradições, Filarmonia, e Mar, esclareceu Carlos Ferreira garantindo que “a cultura e as tradições voltarão a ser valorizadas”.
A programação conta ainda com a tradicional Noite de Marchas, o Dia do Triângulo, e o desfile com a participação de todas as freguesias do Faial, este ano sob o tema “190 anos de elevação de Horta a Cidade”.
Na vertente religiosa, conta com “a tradicional Missa de Nossa Senhora da Guia, na Ermida, com a procissão terrestre e marítima”.
A conferência de imprensa serviu ainda para anunciar que a faialense Cristina Carvalho será a Rainha da Semana do Mar 2023.
A Semana do Mar decorre entre os dias 4 e 13 de agosto, na Ilha do Faial.
CMH/RP