O Presidente do Governo Regional dos Açores, lembrou ontem, em debate parlamentar, vários incumprimentos do Governo da República para com a Região, sublinhando ser necessário “cumprir Portugal inteiro”.
O Governo dos Açores não vê o Governo da República como um “inimigo externo”, mas tem de manter na agenda os vários incumprimentos para com a Região e fazer um “chamamento ao Governo para cumprir Portugal inteiro”.
O Presidente do Governo apresentou alguns “factos que comprovam os incumprimentos da República como o não financiamento à Universidade dos Açores, o não lançamento do concurso para rotas aéreas não liberalizadas com obrigações de serviço público, o fim de vida útil dos atuais cabos submarinos e a sua não substituição ou as faltas de pagamentos referentes à recuperação de danos causados pelo furacão Lorenzo, nomeadamente no que diz respeito ao Porto das Lajes das Flores.
José Manuel Bolieiro elencou ainda alguns dos sucessos da governação atual, como a “Tarifa Açores”, a redução fiscal no máximo permitido, o programa “Novos Idosos” e o fim dos rateios aos agricultores foram medidas destacadas no debate parlamentar.
O Presidente do Governo falava na Assembleia Legislativa Regional a propósito de um debate de urgência, sobre o incumprimento das responsabilidades do Governo da República para com a Região.
Gacs/RP