O Governo dos Açores está a transferir para as Escolas Profissionais da Região um apoio financeiro no montante global de 1,2 milhões de euros para comparticipar as penalizações resultantes da desistência de alunos no âmbito do modelo de financiamento em vigor no Quadro Comunitário PO Açores 2020.
Maria João Carreiro disse que esta é uma medida inédita nos Açores porque as Escolas Profissionais sofreram graves penalizações em matéria do modelo de financiamento durante a execução do Quadro Comunitário PO Açores 2020, em virtude da redução do número de alunos inscritos nesses estabelecimentos e da desistência de formandos.
Segundo a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, o Governo dos Açores “chega-se uma vez mais à frente”, dando o seu contributo, até ao limite das suas competências e dos recursos da Região, para que as Escolas Profissionais possam continuar a desenvolver a sua atividade pedagógica e estratégica para a Região com segurança e confiança.
A este apoio financeiro atribuído às Escolas Profissionais junta-se, ainda, o mecanismo extraordinário de financiamento articulado no final do ano passado entre o Governo dos Açores e a banca, para vigorar na transição para o Quadro Comunitário Açores 2030, que constitui a principal fonte de financiamento das atividades das Escolas Profissionais.
Através deste mecanismo, as Escolas Profissionais podem financiar a sua atividade, suportando o Governo dos Açores os encargos decorrentes dos juros e das despesas associadas às operações.
Gacs/RP