O INTEC - Instituto de Tecnologia Comportamental – formalizou a criação de uma Rede de Municípios com Qualidade de Vida, cujo objetivo passa por monitorizar a qualidade de vida em cada Município.
Ao integrarem esta Rede, os Municípios comprometem-se a avaliar e a monitorizar a qualidade de vida nos seus concelhos, o que lhes permitirá perceber quais os pontos que devem melhorar para fomentar a qualidade de vida dos seus munícipes. Entre os Municípios fundadores desta Rede está o Município de Velas, da ilha de São Jorge.
Além dos integrantes receberem um selo, que declara que os mesmos estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida, os Municípios participam ativamente no fórum anual de boas práticas de qualidade de vida, onde podem partilhar as boas práticas que têm implementado, num espaço de discussão e de troca de ideias.
Segundo Patrícia Jardim da Palma, Presidente da Direção do INTEC, “melhorar a qualidade de vida dos portugueses é um esforço que deve ser feito em conjunto" e é um tema que tem tido, cada vez mais, atenção por parte dos autarcas.
O INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, é uma associação sem fins lucrativos de cariz científico-tecnológico, que promove o desenvolvimento e a mudança de atitudes e comportamentos através de projetos de investigação-ação, colocando as ciências comportamentais e sociais ao serviço da prática, com vista a um aumento da performance e da qualidade de vida das pessoas, organizações e comunidades.
INTEC/RP