Os livros "Música, Maestro!" e “O menino que queria ver a baleia azul a passar nos Açores", da editora Néveda, foram aprovados para integrar a “Lista de livros recomendados pelo Plano Regional de Leitura (PRL)”, publicada no dia 10 de novembro, no Portal da Educação Açores.
"Música, Maestro!" de Terry Costa, ilustrado por Sara Baptista e Ivo Baptista, integrou a lista recomendada para o 2.º ciclo do ensino básico, com orientação para leitura em voz alta, leitura orientada e apoio a atividades musicais. Segundo a informação avançada pela editora, o “livro já é um sucesso no pré-escolar, com educadoras a partilhar o conto e crianças a aprenderem as notas musicais, assim como as idades do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico, que encontram uma atração imediata com as ilustrações e conto. Sendo livro bilíngue, também é uma ferramenta utilizada em aulas de inglês, por vários professores da Região”.
"O menino que queria ver a baleia azul a passar nos Açores" de Isabel Mateus, ilustrado por Filipe Gomes, enquadrou na lista recomendada para 1.º e 2.º ciclo do ensino básico como leitura orientada e apoio a projetos de defesa do ambiente. Esta obra já tinha recebido, no ano passado, o selo LER+, Plano Nacional de Leitura PNL2027. “O livro também é favorito para visitantes, especialmente emigrantes portugueses”, lê-se na nota.
Além deste dois livros, o "Néveda nos Açores" de Terry Costa e Vera Bettencourt também já integrou a última lista publicada em 2020/2021.
O Plano Regional de Leitura é um instrumento autónomo que, embora baseado nos princípios do Plano Nacional de Leitura, com quem estabeleceu Protocolo, reúne ações e estratégias de valorização da leitura e do livro, especificamente adequadas às características e necessidades da população açoriana e do sistema educativo regional.
MiratecArts/RP