Foi apresentado, na passada sexta-feira, o cartaz da 35ª edição da Semana Cultural das Velas, que terá lugar de 4 a 7 de julho, em São Jorge.
Calema, Noble, Zé Amaro, Pedro Mafama, Pete Tha Zouk e o Grupo Jorgense Tributo são os destaques da edição de 2024 daquele que é o primeiro grande Festival de Verão do Triângulo.
Numa organização da Associação Cultural das Velas em parceria com o Município, a edição deste ano tem como tema “Turismo e as Nossas Belezas Naturais”, contando, uma vez mais, com um vasto programa.
Mário Soares, Presidente da Associação Cultural das Velas, destacou que, “os Festivais de Verão continuam a ter uma grande importância no panorama cultural do arquipélago, principalmente no grupo Central, onde há uma maior circulação de pessoas entre ilhas, funcionando quase como um roteiro turístico que abrange todas as faixas etárias”.
A organização recorda que, a par dos grandes nomes da música, mantém a realização de várias provas náuticas e regatas, assim como inúmeras atividades lúdicas e desportivas.
Exposições, animação infantil, atuações de Bandas Filarmónicas, de Grupos Folclóricos e Desfile de Marchas Populares, são outros destaques nesta edição, a par da tradição taurina, com a realização da tradicional Tourada à Corda.
Tal como em anos anteriores, a Organização pretende apoiar as Instituições do Concelho, cedendo espaços, a título gratuito, para que possam angariar verbas para fazer face aos seus planos de atividade.
Mário Soares destaca ainda a realização de mais um ‘Quiosque do Triângulo’ que permite promover os produtos de excelência das três ilhas do triângulo, para além de fomentar laços de proximidade entre estas.
O Município e a Associação Cultural deixam igualmente um agradecimento às empresas pelo esforço no apoio e patrocínio ao evento, contribuindo significativamente para o orçamento global da festa, a qual contribui, em muito, para o desenvolvimento do Concelho e da economia local.
MV/RP