O Governo da República vai apoiar a reconstrução do Hospital de Ponta Delgada.
A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi acompanhada pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, na visita à maior unidade de saúde do arquipélago.
Aos jornalistas, a Governante sublinhou que a reconstrução do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), que ainda não tem previsão para retomar o seu normal funcionamento, deve ser pensada na perspetiva de um investimento que torne a infraestrutura numa unidade "diferenciada", com uma resposta "digital" e "transformacional".
A Ministra da Saúde adiantou que já está a ser feito um levantamento no local das necessidades mais imediatas, que possam ser apoiadas pelo Governo da República, e ainda um planeamento mais de médio prazo.
Ana Paula Martins disse que não se trata só de solidariedade, mas de uma resposta, tendo por base "a ideia de coesão".
A Ministra afirmou ainda que o “processo de reconstrução e transformação” começa hoje e que o “memorando de identificação, de todas as necessidades, a curto e a médio prazo, será feito e todas essas informações muito em breve estarão disponíveis".
Questionada sobre os valores de reconstrução, a Governante garantiu apenas que o Governo da República tem "todos os recursos necessários" para dar "o apoio que for necessário".
Recorde-se que o incêndio deflagrou no sábado o hospital de Ponta Delgada e obrigou à transferência de 240 doentes que estavam internados.
Lusa/AO/RP