O Grupo Parlamentar do Chega esteve esta semana em Jornadas Parlamentares na ilha do Pico, onde realizou diversas reuniões para conhecer a realidade económica e social da ilha.
De segunda a quarta-feira, os deputados conheceram os vários sectores de atividade da ilha montanha, privilegiando o contacto com a população dos três concelhos.
O programa contou com visita a uma empresa marítimo-turística, para se inteirarem das dificuldades com que se debate o sector, visita a uma adega, no sentido de perceber como se pode ajudar o sector a crescer, contacto com a população e visitas a vários locais onde a população tem denunciado dificuldades em resolver, como por exemplo a acumulação de algas no Porto da Madalena. A falta de mão-de-obra foi outro dos problemas identificado pelo Chega que denuncia os apoios sociais que retiraram mão-de-obra ao tecido empresarial da região.
O Grupo Parlamentar do Chega informou ainda que enviou um requerimento à Assembleia Legislativa Regional, para saber qual o ponto de situação da abertura do aviso de candidaturas ao programa VITIS e quando se prevê o início do funcionamento do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores (IVVA).
RP