O Geoparque Açores vai receber o cartão verde, revalidando por mais quatro anos o seu estatuto de Geoparque Mundial da UNESCO.
A garantia foi dada por Alonso Miguel, secretário regional do Ambiente e Ação Climática que falava nas comemorações dos 20 anos da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico como Património Mundial da Unesco, que decorreu esta terça-feira no Auditório da Madalena.
O secretário regional destacou a qualidade dos vinhos produzidos com castas daquelas vinhas, os prémios que aquela paisagem já arrecadou e os apoios do Governo Regional na manutenção e reconversão de vinhas na Ilha do Pico, num montante superior a 14 milhões de euros.
Catarina Manito, presidente da autarquia da Madalena, recordou que a 2 de julho de 2004 a Paisagem da Vinha tornou-se o 13º local em Portugal a obter a mais alta distinção da UNESCO, juntando-se assim aos mais emblemáticos patrimónios da Humanidade.
A autarca acrescentou que volvidas duas décadas, o vinho e a vinha continuam a ser a nossa paixão e as razões para se comemorar são mais que muitas.
As comemorações dos 20 anos da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico como Património Mundial da Unesco contaram ainda com um momento de Viola da Terra interpretado por Mónica Goulart, uma pintura pelo artista Djervy Santos, atuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Madalena e uma mesa-redonda moderada por Milton Dias com a participação de Pedro Silva, produtor, Manuel Tomás, 1.º Presidente da Comissão Diretiva da PPCVIP e Maria Jesus Maciel, investigadora.