Patrícia Miranda manifestou esta semana a preocupação do PS/Açores com as recentes perdas de apoios dos viticultores dos Açores, fruto da inação do Governo Regional.
A deputada denuncia que no início do mês de junho, os viticultores, através da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, denunciaram uma perda de rendimentos devido a uma alteração ao parcelário das áreas produtivas.
Patrícia Miranda critica que os viticultores tenham sido “novamente prejudicados”, uma vez que “uma falha na comunicação da Direção Regional do Desenvolvimento Rural (DRDR) deixou de fora muitos viticultores de novas candidaturas a apoios que já consideravam elegíveis estes caminhos”.
Em requerimento apresentado ao Parlamento dos Açores, os deputados socialistas questionam o Governo Regional se os “caminhos agrícolas dos viticultores vão, ou não, continuar a ser incluídos na área agrícola, que é passível de ser candidata a apoios?”.
A parlamentar do PS quer que o Governo Regional responda “quais os motivos da alteração ao parcelário das áreas produtivas em plena época de candidaturas aos apoios” e “quando é que o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação vai reunir com os viticultores”.
Por outro lado, considerou importante que o Governo Regional esclareça “que negociações é que foram feitas entre o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas e a Direção Regional do Desenvolvimento Rural, para se perceber, o que está a ser feito para reverter esta situação.