Está patente até dia 30 de setembro a exposição de fotografia analógica Memórias de Prata, de Diogo Ferrer, na Biblioteca da Madalena. A mostra retrata a Ilha Montanha através da fotografia analógica, a preto e branco, destacando nas cerca de 20 obras expostas a beleza intemporal da ilha e as suas paisagens.
O Município da Madalena abraçou esta iniciativa, num importante apoio aos artistas e às artes no Concelho e na Ilha. Catarina Manito afirma ser este o papel de uma autarquia que representa o seu concelho.
O fotógrafo conta que tudo começou em 2021, numa viagem de férias ao Pico, com os amigos. Apaixonou-se pela ilha e, nesse mesmo ano, criou o projeto Expanalog, que combina experimentação e analógico, e tem como principal objetivo dar a conhecer a ilha do Pico ao mundo.
Declarou ainda que a sua inspiração para a exposição foi o meio ambiente, as paisagens e as pessoas (…) e que foi também por isto que se mudou para a ilha do Pico.
Diogo Ferrer conta que o processo de revelação e digitalização dos rolos ainda não é feito cá, mas demonstra vontade de mudar isso no futuro.
Expanalog oferece ainda produtos como rolos de 35 mm e caixas para os filmes e serviços como sessões fotográficas.
RP