Foi aprovado em reunião de câmara, o programa de incentivo municipal para reabilitação de habitações na ilha do Faial, quer para habitação própria e permanente, quer para arrendamento de longa duração, que esteve em discussão pública por 30 dias.
O regulamento municipal, que será submetido à próxima Assembleia Municipal, prevê que as intervenções elegíveis para apoio incluem obras de reabilitação, conservação, reparação ou beneficiação de habitações degradadas ou devolutas, incluindo ainda a ligação às redes de abastecimento de água e saneamento. As ações focam-se tanto na reabilitação de fachadas e coberturas como no interior das habitações.
Este programa prevê, adicionalmente, a concessão de apoio financeiro para pequenas reparações em residências de munícipes em situação de maior vulnerabilidade.
O objetivo principal do incentivo municipal é preservar o património arquitetónico e urbanístico da ilha, promovendo a reabilitação urbana e a conservação do tecido habitacional do Faial. Esta medida representa um esforço continuado do município para colmatar a escassez habitacional, com o intuito de atender a um número crescente de candidatos.
CMH/RP