A deputada do PSD/Açores, Ana Jorge, defendeu que o Plano de Gestão de Riscos de Inundações da Região Autónoma dos Açores 2022-2027 prevê “a abordagem sustentável” na proteção do território açoriano, cuja aposta contempla um investimento de mais de 18 milhões de euros.
Ana Jorge interveio no debate da proposta do decreto legislativo que aprovou o Plano de Gestão de Riscos de Inundações da Região Autónoma dos Açores 2022-2027, colocado em cima da mesa pelo Governo da Coligação, na Assembleia Regional.
A parlamentar explicou o diploma que estabelece o compromisso do Governo “quanto à proteção das populações e a preservação dos recursos naturais”.
Ana Jorge informou que foram “identificadas cinco bacias hidrográficas com riscos potenciais significativos, nomeadamente da Ribeira Grande e da Povoação, em São Miguel, da Ribeira de Agualva e da Ribeiras do Porto Judeu, na Terceira, e da Ribeira Grande, nas Flores”.
O Plano foi atualizado e identificou “11 bacias hidrográficas com riscos potenciais significativos, assim como quatro áreas costeiras, compreendendo parte do território das ilhas das Flores, Terceira, Pico, São Jorge e São Miguel”.
PSD/RP