O Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, e o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, entregaram ontem, na Horta, as propostas de Plano e Orçamento para 2025 ao Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia.
Duarte Freitas salienta que os documentos surgem num “momento muito robusto da economia dos Açores”, com a economia a crescer há 40 meses e o indicador de consumo privado a crescer há 42 meses.
"O problema da economia dos Açores é a falta de mão de obra”, reconheceu o governante, lembrando a abordagem fiscal e as “opções políticas” da coligação que passam, entre vários elementos, pela manutenção da “Tarifa Açores”, do diferencial fiscal ou do fim dos rateios na agricultura.
Em 2025, haverá reforços em áreas como a educação e a saúde, sendo a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), do Açores 2030 e a recuperação do Hospital Divino Espírito Santo (HDES) as grandes prioridades do Plano.
Os documentos foram entregues à ALRAA com dois dias de antecedência face ao prazo máximo previsto, o que garante maior tempo de análise aos deputados das várias forças políticas.
Recorde-se que o orçamento da região ronda os 1.913 milhões de euros e o plano de investimentos na ordem dos 818 milhões de euros.
Gacs/RP