A Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios realizou, no passado dia 25, a Entrega de Prémios do Concurso Queijos de Portugal.
A 15ª edição do evento distinguiu 74 queijos premiados, sendo que 24 são queijos vencedores e 48 receberam menções honrosas.
O Concurso Queijos de Portugal é uma iniciativa cujo principal objetivo é impulsionar a produção nacional e dar visibilidade aos melhores queijos produzidos em Portugal.
Ao longo dos anos, a Associação tem realizado este evento que é a principal competição do setor, servindo de plataforma para promover tanto a qualidade, como a diversidade dos queijos nacionais.
Este ano estiveram em competição cerca de 200 queijos, oriundos de todo o território nacional.
A diversidade é imensa e vai desde o queijo fresco ao queijo curado, do requeijão aos queijos com culturas de superfície, do flamengo ao ilha, entre outros.
Os Açores estiveram em destaque neste concurso.
Entre os melhores de Portugal estão na categoria Flamengo, o Queijo Valformoso (barra) da INSULAC - Produtos Lácteos Açoreanos, na categoria Vaca (cura prolongada), o Queijo Milhafre dos Açores – Queijo da Ilha Graciosa/ Pronicol, na categoria Ilha, o Queijo Beira – Uniqueijo/ União Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, na categoria Para barrar, o Queijo Valformoso (ervas e alho) – Produtos Lácteos Açoreanos e na categoria Queijo com culturas de superfície, o Queijo Ilha dos Mistérios, da Cooperativa Leite de Montanha.
ANIL/RP