A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dispõe de 338 milhões de euros de investimento em 2025.
Berta Cabral disse que a prioridade será a execução dos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em diversos setores.
Para 2025, o turismo tem um investimento superior a 19 milhões de euros, visando um desenvolvimento assente na sustentabilidade e colocando os residentes no centro de todo o processo de criação de valor.
A mitigação da sazonalidade e a distribuição dos fluxos turísticos por todo o território regional é outra das metas para 2025.
Paralelamente, dar-se-á início dos trabalhos práticos de revisão do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA) e de construção do novo Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo dos Açores.
Nos Transportes, Berta Cabral referiu que o setor concentra um investimento de 130 milhões de euros, destinando-se a maior fatia aos transportes aéreos - 78 milhões de euros.
Haverá, ainda, dotação de novas condições de operacionalidade nos aeródromos da Região, com a renovação da iluminação da pista do Pico, a elaboração de um novo projeto para Aerogare Corvo, a renovação da cobertura da aerogare de São Jorge e o alargamento da pista do aeródromo da Graciosa.
Nos transportes marítimos, Berta Cabral referiu que os investimentos nas nove ilhas ascendem a quase 50 milhões de euros, grande parte relacionados com a recuperação dos estragos provocados pelo furacão Lorenzo.
A Secretária Regional anunciou, ainda, investimentos relevantes nos portos da Horta e de São Roque do Pico e os avanços definitivos para a construção do cais multiusos no Porto da Praia da Vitória, além das intervenções em diversos equipamentos.
Já no que concerne aos transportes terrestres, Berta Cabral assinalou o aumento substancial do investimento para 2025 - mais de seis milhões de euros, destinado, sobretudo, à transição para os novos contratos de prestação de serviço para o transporte coletivo de passageiros.
Gacs/RP