A Autarquia da Madalena vai implementar o projeto Madalena Transforma, projeto-piloto de Recolha de Biorresíduos, que será progressivamente implementado em todo o Concelho, iniciando-se numa primeira fase no lugar dos Toledos.
Ao aderir ao projeto, recebe gratuitamente um contentor doméstico de 30L para depositar os seus biorresíduos e ainda um cartão de acesso aos Ecopontos Castanhos equipados com fechadura electrónica.
A campanha de sensibilização decorreu ontem, porta a porta, no lugar dos Toledos. Isabel Terra, técnica do ambiente, explica em que consiste este projeto, que tem como objetivo reduzir a taxa de contaminação destes resíduos, que ronda os 50% na Madalena.
José Silva, morador dos Toledos, reconhece que esta é uma boa iniciativa, uma vez que os ecopontos não estão a ser usados corretamente.
Catarina Manito informou que este é um projeto da autarquia, candidatado a fundos comunitários, para a reciclagem de biorresíduos e para a criação de composto.
A presidente informou que neste primeiro contato têm tido boa receptividade, por parte dos moradores, e explicou como funciona o cartão magnético que é atribuído às famílias.