A deputada do PSD/Açores, Ana Jorge, apresentou, esta quarta- feira, um voto de congratulação para enaltecer o “trabalho ímpar e o extraordinário percurso dos vitivinicultores da Ilha do Pico” que, através do seu trabalho têm projetando a ilha e a Região, a nível nacional e internacional.
A deputada, eleita pela ilha do Pico, falava na sessão plenária do mês de dezembro, a decorrer na Assembleia Legislativa, na Horta,
Segundo Ana Jorge, “na última década, foram reabilitados mais de 900 hectares de vinha nos Açores, criadas 79 novas marcas de vinho e gerados dezenas de postos de trabalho relacionados com a vitivinicultura. Estes dados são uma prova inequívoca de que o setor vitivinícola é uma força motriz para o desenvolvimento dos territórios rurais”, defendeu.
“É na Ilha do Pico que estes números assumem maior relevância, com 65% dos agentes certificados com Denominação de Origem Protegida (DOP) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP) e 84% dos produtos certificados da região, atualmente representados por 22 agentes económicos”, acrescentou.
No ano em que a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada como Património Mundial da UNESCO celebra 20 anos, a deputada considera que os “estes homens e mulheres são mais do que vitivinicultores, são verdadeiros guardiões de um legado histórico e cultural.”
“Expressamos assim o mais profundo reconhecimento a todos os vitivinicultores da Ilha do Pico, pelo seu compromisso com a excelência, a sustentabilidade e a preservação do património, são uma inspiração para as gerações presentes e futuras.”, concluiu Ana Jorge.
PSD/RP