

Os jovens que frequentam cursos profissionais de nível 4 e que decidam fazer o estágio numa ilha diferente daquela onde estudam passam a receber um apoio no valor de 100% do Salário Mínimo Mensal em vigor na Região, em vez dos atuais 90%, anunciou esta segunda-feira, em Ponta Delgada, a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
Esta alteração enquadra-se na revisão do regulamento do MOOV - Programa de Mobilidade, Ocupação e Orientação Vocacional, cuja Portaria será publicada no Diário da República nos próximos dias, afirmou Maria João Carreiro, na cerimónia de entrega de diplomas de graduação a mais de 40 formandos da Escola Profissional da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (EPCCIPD).
Os formandos que frequentem o 1.º e o 2.º anos dos cursos de nível 4, e não apenas os do 3.º ano, conforme regulamentação ainda em vigor, terão a oportunidade de realizar o seu estágio numa outra ilha da Região no âmbito do subprograma "Nemésio Pro". Foi também criada a possibilidade de apoiar os supervisores/coordenadores de estágio em até 2 viagens às ilhas onde decorrem as atividades de estágio para prestar um apoio formativo eficaz.
"Com estas melhorias, pretendemos tornar o MOOV ainda mais atrativo para os jovens e para as escolas profissionais. Queremos fazer deste programa inovador nos Açores uma oportunidade para os jovens desenvolverem uma maior compreensão da realidade da Região e aproveitarem as possibilidades já disponíveis e as que serão criadas em cada uma das nove ilhas", explicou.
GACS/RP