CTT apresentam livro com emissão...
Uma portaria publicada em Jornal Oficial, proíbe por três anos a pesca com determinadas artes neste banco submarino, onde foi instalada, em 2008, uma estação científica de observação permanente que contribui para uma gestão mais informada dos recursos marinhos da Região.
Fausto Brito e Abreu, Secretário Regional do Mar, salientou que “alguns pescadores demonstraram discordância da decisão do Governo mas frisou que “a capacidade dos Açores apresentarem à Comissão Europeia dados científicos fiáveis sobre a abundância das espécies com maior valor comercial será essencial para evitar mais cortes de quotas de pesca a partir de 2016”.
O Secretário Regional do Mar garantiu ainda que vai haver um reforço da fiscalização na área banco Condor a fim de garantir o sucesso da experiência científica em curso”, acrescentando que esta “é uma medida reivindicada por várias associações de pesca”.
Este banco submarino, com mais de um quilómetro de altura e 26 quilómetros de extensão, foi encerrado à pesca pela primeira vez em 2010.
Gacs/RP
A carregar comentários...