Aumenta de 9 para 12,5 milhões...
Por outro lado lamentou a postura da SATA, que nunca divulgou esta tarifa aos agentes de viagens, no seu sítio da internet e ao público.
Na sua intervenção o deputado pronunciou-se também sobre o recente anúncio da redução das tarifas aéreas entre os Açores e o Continente anunciado em Abril por Carlos César e segundo os centristas é uma boa medida, embora surjam algumas dúvidas.
Sobre o serviço público disse que ainda existem aspectos a melhorar e face às negociações com a Direcção-Geral de Finanças, pediu esclarecimentos sobre algumas situações: a ligação Terceira-Porto deve ser uma realidade durante todo o ano; é tempo de se acabar com a taxa de combustível ou, pelo menos, conseguir uma redução nas tarifas de residente; está na altura do Governo dos Açores se empenhar para acabar com a ilegal digitalização de documentos.
Por fim anunciou que a breve trecho, apresentará no Parlamento uma iniciativa para contribuir, ainda mais, na redução dos tarifários aéreos praticados na Região, pois segundo o deputado é possível baixar cerca de 30 %.
Intervindo Francisco César do PS, informou que desde 1 de Outubro o governo reduziu as tarifas entre as ilhas de cerca de 15 % e avançou de seguida com a tarifa para famílias numerosas e informou que as tarifas promocionais estão disponíveis e que podem ser encontradas nos aeroportos e agências de viagens.
Intervindo Paulo Estêvão do PPM opinou que as passagens são incomportáveis para a maioria da população, e que quem as faz, são os privilegiados.
Jorge Macedo do PSD levantou duas questões por um lado a vertente do turismo e por outro lado a mobilidade dos açorianos. Para isso o modelo concorrencial seria o ideal e se tal não acontecer que se criem preços lowcost na região tal como existe na Madeira. No estudo que realizaram á Madeira, a SATA pratica valores mais baixos entre a Funchal e Lisboa do que entre os Açores e a capital do país.
Perante as declarações de Francisco César, Jorge Macedo afirmou que o PS “desmentiu” o Presidente do Governo Regional no que toca ás tarifas aéreas a menos de 100 euros entre a Região e o continente.
O parlamentar do PSD/Açores salientou no final do debate sobre transportes que “já não bastava José Sócrates anunciar uma coisa num dia e fazer o contrário passado pouco tempo e agora tem Carlos César a aprender com más companhias”.
Emanuel Pereira/Rádio Pico
A carregar comentários...