Associação de Futebol da Horta...
O alemão Jorg Riechers, com o veleiro “Mare.de”, foi o grande vencedor da primeira etapa desta regata da Classe Mini 6.50, no segmento dos protótipos, seguido do velejador francês Bertrand Delesnes, no iate “Prati’Buches” e do também gaulês Sébastien Rogues, na embarcação “Eole Génération GDF Suez”. Na vertente das embarcações de série a vitória foi para o velejador francês Davy Beaudart, com o “Innovea Environnement”, à frente do também gaulês Xavier Macaire, com o iate “Starter”, e de outro skipper francês, Jean-Marc Allaire, com o seu veleiro denominado “Baker Tilly AG2R La Mondiale”.
Na primeira etapa a maioria dos veleiros de apenas 6,5 metros de comprimento conseguiu terminar a tirada em seis/sete dias de viagem, estimando-se que em cerca de uma semana também consigam cumprir a etapa de 1.270 milhas náuticas de regresso até à cidade de Sables d’Olonne, na costa atlântica de França, numa prova exigente, por ser fazer em solitário.
Entretanto, no último sábado, dia 14, grande parte dos navegadores desta prova (28) envolveu-se numa prova in-shore na baía da Horta e no Canal das Ilhas Faial/Pico de homenagem ao velejador português Francisco Lobato, vencedor há dois anos, nas embarcações de série, desta mesma competição, na qual Lobato tomou parte, aliás, nas suas duas organizações anteriores, em 2006 e 2008. Na “Regata Francisco Lobato” marcaram presença, igualmente, diversas embarcações locais.
Ao final da tarde de domingo, no Castelo de S. Sebastião, foram distribuídos os prémios da primeira parte desta competição, durante um “por-do-sol” que contou com a presença dos iatistas, de acompanhantes, organizadores franceses e portugueses, comunicação social e convidados, um evento que contou, ainda, com a actuação da artista luso-canadiana Sara Pacheco.
A regata Les Sables / Les Açores / Les Sables é uma competição bienal e registou em 2010 36 veleiros em prova apenas um abandonou, próximo da costa da Galiza, aquando do trajecto para os Açores, devido à quebra do mastro, sendo a frota acompanhada por quatro embarcações de apoio, por razões de segurança e assistência aos velejadores solitários.
Rádio Pico
A carregar comentários...