Manuel Costa apresentou ontem no Auditório do Museu dos Baleeiros o seu primeiro CD intitulado “eu sou uma ilha”.
O CD é composto por 16 temas, dos quais dois são originais e os restantes assumem-se como música tradicional e contemporânea açoriana.
O registo foi gravado durante o primeiro semestre deste ano no Teatro Micaelense e juntou Manuel Costa na voz e viola, Mike Ross no contrabaixo, Paulo Vicente no piano, Manuel Rocha no violino, Rafael Carvalho na viola da terra e Francisco Costa na percussão.
A apresentação esteve a cargo de Sidónio Bettencourt e contou com a presença dos músicos Manuel Costa (voz e viola), Mike Ross (contrabaixo), Paulo Vicente (piano) e Francisco Costa (percussão) que no final da apresentação interpretaram três temas.
Manuel Costa, autor do CD, disse que o disco sintetiza uma viagem pela música e pela cultura açoriana sendo uma homenagem aos maiores compositores e também ao seu pai.
Questionado sobre porque levou tanto tempo a lançar o primeiro CD, o autor e músico disse que nunca se sentiu preparado adiantando que há 20 ou 30 anos faltava vida e quando não há vida não se pode ir muito longe.
Roberto Silva, presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, fez um balanço positivo dos três primeiros dias de festa da Semana dos Baleeiros e assegurou que finalmente Manuel Costa traduziu num CD o seu valor artístico, musical, pessoal e politico.
Sidónio Bettencourt, orador convidado disse que finalmente chegou o CD para que Manuel Costa não cante sozinho no balcão, numa adega ou nas pedras roladas na Prainha do Norte, mas que possamos ouvir quando quisermos e ao contrário do que pensa o autor, Manuel Costa não é uma ilha, mas a ilha que habita em nós e não sabemos cantar.
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, em representação do presidente do governo regional, garantiu que Manuel Costa é uma personalidade especial e que torna viva a nossa cultura devendo todos se orgulhar do trabalho, desejando sucessos para o disco que é um grande contributo para a cultura açoriana.
Também Mauro Pereira, da empresa Comunicar Atitude, explicou o projeto que começou há vários anos e que culminou com os apoios para a promoção da cultura açoriana.
Hoje Manuel Costa apresenta o seu disco no palco principal da Semana dos Baleeiros a partir da meia-noite.