O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) registou 10 ocorrências durante a noite de sábado e a madrugada de domingo, na passagem da tempestade tropical Helene.
A maioria das situações ocorreram na ilha das Flores, mas sem provocar danos humanos, nem materiais, estando relacionadas com quedas de árvores e uma pequena derrocada. Na Madalena do Pico houve a queda de uma árvore.
O Presidente do SRPCBA referiu que “foram pequenas situações que, em alguns casos, obstruíram estradas, mas que foram prontamente resolvidas”.
Devido à passagem da tempestade tropical, a Proteção Civil dos Açores solicitou o estado de alerta aos Serviços Municipais de Proteção Civil, às direções regionais das Obras Públicas e Comunicações, do Ambiente e da Saúde, aos Serviços Florestais e às Forças Armadas, assim como a todas as 17 corporações de bombeiros da Região.
Para o Grupo Ocidental foi enviada também uma equipa para aumentar a capacidade de socorro às populações, nomeadamente pessoal da Direção Regional de Saúde, um médico e um enfermeiro, uma equipa de bombeiros e operacionais do SRPCBA.