Já esta a decorrer na escola profissional do Pico o curso de Transformação de Pescado, uma formação com cerca de 400 horas destinado sobretudo às ex-trabalhadoras da Cofaco.
A formação tem como objetivo preparar os formandos para os novos processos de utilização na nova fábrica que está programada para a Madalena com temáticas que vão desde os pré congelados, informática, HCCP, higiene e segurança no trabalho e gestão de conflitos.
Também como forma de melhorar as habilitações literárias dos ex-trabalhadores estão a decorrer dois cursos da rede valorizar, B2 e B3 com equivalência ao 6º e 9º anos de escolaridade.
Maria das Dores, diretora da Escola Profissional do Pico, falava sábado no programa “Em Foco” da Rádio Pico onde recordou o papel fundamental da escola, que ao longo de vários anos já realizou mais de 80 cursos e formou mais de mil alunos.
Som Maria das Dores formação cofaco
A diretora revelou que segundo um estudo realizado pela escola, do número total de alunos formados cerca de 80 % têm emprego e 40 % estão a trabalhar na sua área de formação profissional.
Maria das Dores reconhece que as instalações antigas da escola estão a precisar de uma intervenção e acredita que no futuro a escola profissional tem que continuar, porque cada vez mais pessoas procuram o ensino profissional para se qualificar, lamentando no entanto a falta de proximidade dos governantes.
Maria das Dores futuro