Projeto de confluência atlântica que une a música insular às sonoridades jazzísticas e ao fluir criativo da improvisação, o BRUMA Project nasceu com o objetivo de ser uma visão diversa sobre a música açoriana, quer a tradicional, quer a de autor. O objetivo era experimentar, mesclar, fundir e misturar essa matéria-prima com as distintas influências que marcam os músicos envolvidos no disco para chegar a um lugar musical fresco, honesto e original - no fundo, mimetizar a génese do próprio arquipélago, um povoar de diversidades confluentes que lhe construíram o carácter.
A inclusão da improvisação neste projeto foi tão natural quanto instrumental na afirmação das canções como unidades musicais mais exploratórias, dando aos músicos a possibilidade de encontrar a sua individualidade criativa dentro do projeto. Ainda assim, trabalhando entre os temas tradicionais e as canções de autores como Luís Alberto Bettencourt, Aníbal Raposo e Zeca Medeiros, nunca descurámos o coração - mantivemos o cerne do universo musical insular usando as melodias e as palavras familiares como veículos emocionais privilegiados para deixar latentes no nosso som as mensagens e paisagens do arquipélago, a relação estreita com o mar e as viagens, a Diáspora e o amor, o determinismo e o medo, o sonho e a saudade.
A tour de apresentação do disco de estreia passará por cinco ilhas açorianas e começará com o concerto de lançamento no CCCAH (Angra do Heroísmo, Terceira) dia 02 de Novembro, passando depois pelo Coliseu Micaelense (Ponta Delgada, São Miguel) dia 03 de Novembro, pelo Auditório Municipal das Velas (São Jorge) no dia 09 de Novembro, pelo Auditório Municipal da Madalena (Pico) no dia 10 de Novembro e pelo Teatro Faialense (Horta, Faial) no dia 11 de Novembro.
Em palco, além dos convidados especiais para cada concerto, estará Sara Miguel na voz, Roberto Rosa no fliscorne e trompete, Luís Senra no saxofone tenor, Zeca Sousa na guitarra e viola da terra, Michael Ross no contrabaixo, Gonçalo Moreira no piano e Mário Costa na bateria.
MiratecArts apoia a estreia do Bruma Project com a presença da Viola da Terra do Cordas. Bruma Project faz parte da campanha Hoje Açores Today, lançada este mês, e que leva o nome de 20 projetos musicais açorianos além-fronteiras.