A Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico realizou no sábado a quarta edição da festa “adeus vindimas, olá vinho”.
A sessão decorreu na sede da Cooperativa e Losménio Goulart, presidente da Cooperativa apresentou algumas novidades e novos processos de vinificação que este ano foram separados por zonas. Para breve vão lançar também um lote de vinho licoroso com dez anos com garrafa e rótulo completamente renovados.
O presidente adiantou que este ano foi bom em uvas e a cooperativa recebeu cerca de 400 toneladas de uva, o que implica um maior volume de faturação dos produtores na ordem dos 800 mil euros, sendo a uva paga em média de 2 euros por kg.
Na passada semana já pagaram aos produtores 30% das uvas recebidas e o objetivo é encontrar mercado para canalizar este produto por forma a manter o preço em 2019.
Manuel Paulino Costa, diretor do Parque Natural do Pico e Mário Silva, vereador da Câmara Municipal da Madalena congratularam-se pela iniciativa de dar a conhecer a vindima e os vinhos e esperam que o vinho deste ano continue com a qualidade desejada.
Vasco Paulos, da CVR Açores, recordou que 90% dos vinhos certificados na região são da Cooperativa.
Na sessão foram reconhecidos os produtores que mais uvas produziram em 2018 por casta e os que mais uvas entregaram para a Cooperativa.
Os produtores que mais uvas entregaram na Cooperativa foram José António Pereira, José Fernando Rosa e João Ferreira da Silva.
A noite continuou com música ao som de Fortunato Garcia, Roberto Lino e Manuel Costa.