A Câmara Municipal da Horta enalteceu o papel desempenhado pelas comissões fabriqueiras, na ilha do Faial, sobretudo pelo trabalho voluntário que têm realizado ao longo do processo de reconstrução das igrejas do Faial.
Para José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, que intervinha no contexto da assinatura de um protocolo de cooperação com a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia dos Flamengos, “houve muita gente envolvida a trabalhar para angariar fundos para que a construção da Igreja fosse possível, pelo que não podemos deixar de enaltecer quem integra estas comissões e dá o seu contributo voluntário”.
O protocolo celebrado visa a aquisição de um terreno tendo em vista a construção de um parque de estacionamento que, entre outros, sirva a Igreja Paroquial e o Cemitério local.
Nesse contexto, o Presidente da Câmara destacou a partilha de responsabilidades que existe entre as diversas instituições, uma vez que o apoio municipal não é na totalidade do investimento realizado.